O texto abaixo foi publicado por Michael J. McFadden em sua página no site Quora. É um dos capítulos finais de seu livro “TobakkoNacht — The Antismoking Endgame”. Em umas das postagens no site ele libera a tradução de seu texto, até mesmo incentivando a divulgação para outros idiomas.
Pelo nome do livro publicado, assim como pelo tom do texto, fica claro que o autor visava uma crítica a um tom totalitário e fanático que começou a surgir nas últimas décadas. Esse tom adquire um caráter de julgamento moral e é apoiado pelas autoridade médicas, estatais e políticas do mundo inteiro. No conto, Michael procura nos mostrar até onde essa neurose por “pureza” pode chegar e o quão ela é prejudicial para o tecido social.
Respiradores
Você está sentado sozinho, alegremente lendo um panfleto em uma cafeteria self service, quando de repente escuta um tinido. Você se volta para cima, horrorizado, enquanto eu caminho através da porta, olhando na sua direção, com um sorriso, exalando uma imensa nuvem cheia de resíduos químicos descartados.
A nuvem se expande quase que automaticamente para cada canto da sala e você consegue senti-la se acelerando por suas vias nasais e para dentro de sua garganta, para ser depositada bem nos fundos de seus pulmões enquanto é obrigado a respirar, simplesmente para se manter vivo.
Você olha na minha direção, atônito, enquanto eu vou para uma mesa perto da sua para, mais uma vez, expelir outra nuvem pútrida, compartilhando-a contigo. Tem um potente ventilador bem atrás de mim, mas ele precisaria de ventos no nível de um tornado para te manter a salvo da névoa mortífera que desemboca de minha boca e de meu nariz.
Eu te encaro, pensativo, no momento em que seus olhos se dilatam, e escuto seus pequenos surtos de tosse seca, olhando uma de suas mãos envolta em sua garganta no que a outra chacoalha no ar freneticamente, como se estivesse tentando ventilar meu hálito de volta à minha direção.
No instante em que corre pela porta eu vejo o panfleto que você estava lendo em sua mesa, sendo tomado pela compreensão. És um membro da ASBESTOS: Associação de respiradores solos intitulados apenas a si mesmos, fundada na segunda década do novo milênio. A enchente constante de comerciais da HoloVision mostrando a terrivelmente tóxica composição da exalação humana padrão teve seus frutos, preenchendo sua mente.
Acetona, usada na remoção de esmaltes; tolueno, uma composição altamente tóxica, depressora do sistema nervoso central; formaldeído, usado para preservar cadáveres; benzeno, um carcinogênico potente; e até mesmo monóxido de di-hidrogênio (MODH)… um componente tão mortal que ceifa milhares de homens, mulheres e crianças todos os anos, ao redor do mundo, no momento em que acidentalmente inalam pequenas quantidades desse composto incolor , inodoro, mas inegavelmente letal.
Quando me volto para a janela e o vejo tropeçando em terror pela rua, observo uma pequena fumaça com o MODH de meu hálito e quase consigo me simpatizar. Certamente eu não posso argumentar contra a realidade dos elementos químicos que eu forcei contra ti, nem com a possibilidade de que eu possivelmente te infectei com algum patógeno letal, gerando uma infecção que encerrará sua vida em poucos dias cheios de pus. Nem poderia eu argumentar contra o fato de que, antes de haver assediado seu espaço e o preenchido com meus germes virulentos, toxinas metabólicas e carcinogênicos, o ar estava muito mais limpo, seguro e livre de sujeira e contágios.
Eu sorrio quando você vira a esquina, relembrando o slogan popular, cantado de uma maneira Pink Floidiana como um jingle pelo CCD (Coral de crianças deficientes) em sequências sucessivas durante os comerciais oferecidos pelo HoloShow toda manhã, tarde e noite:
“Não force sua respiração em mim, Pai
Não force seus resíduos respiratórios pela minha garganta
Não force sua respiração em mim, Mãe!
Sua respiração nojenta será parada quando conseguirmos nosso voto!”
Enquanto escuto o jingle, realmente fofinho, quase amável, com suas vozes inocentes no soprano em uma estrutura métrica divergente, dou de ombros no instante em que as últimas palavras ressoam nos ouvidos de minha memória. Os pulmões límpidos e branquinhos das crianças logo mais ultrapassarão esses nossos 40 pulmões de Respiradores, e casualmente eles irão votar para nos jogar debaixo do oceano – onde não mais o poluiremos.
————
EXTRA: HoloNews às seis horas – boletim informativo: Nova pesquisa alarmante aponta que a organização política ASBESTOS pode estar passando por problemas. Parecia certo que o partido iria logo menos promover, com a maioria dos votos no Congresso, a redução da idade de voto para os doze anos, mas um novo estudo mostrou um falta de reprodução sexual surpreendente entre os membros da organização. A fundadora da ASBESTOS, H. Klintoon, não pôde ser contatada pela imprensa, pois ela, recusando qualquer telefonema, passou a acreditar que germes podem ser transmitidos por telefone.
Holo na íntegra às onze, fique ligado!